Geral

Ao contrário do que se pode pensar, a cirurgia plástica é um procedimento milenar, e já era realizado dois mil anos antes de Cristo, havendo registros de procedimentos dessa natureza nos papiros atribuídos a Ebers, 3.500 a.C.. Hoje pensamos em cirurgia plástica como estética, mas ela nos início dos tempos era realizada para reparar traumas e ferimentos, muitos causados pelas guerras havidas. Durante milênios a cirurgia plástica vem evoluindo, e no século XIX com o advento da anestesia as cirurgias em geral deram um salto, com a criação de novas técnicas antes impossíveis de serem realizadas.

Hoje as cirurgias plásticas se dividem em diversas especializações, sendo uma delas a cirurgia plástica estética, muito procurada por homens e mulheres com vários objetivos distintos. A cirurgia plástica estética pode ser utilizada para melhorar algum aspecto que o indivíduo ache importante ou que lhe incomode, mas também serve para corrigir algumas imperfeições. Entre as cirurgias plásticas estéticas mais utilizada estão a lipoaspiração e a lipoescultura, mamoplastia, abdominoplastia, rinoplastia, dermolipectomia, ritidoplastia, e inúmeros outros procedimentos estéticos, como a chamada bioplastia, conhecida como a plástica sem cicatriz. Cada um desses procedimentos tem indicações próprias, com vantagens e desvantagens, porém as cirurgias plásticas hoje são procedimentos tão seguros como qualquer outro procedimento, com os avanços da medicina os riscos são praticamente nulos, porém é fundamental que se procure uma clinica ou um médico credenciado no CREM, e com registro profissional. E ao escolher o profissional converse com ele e escute a sua opinião sobre aquilo que você considera um problema a ser resolvido com a cirurgia plástica, pois em algumas situações o médico cirurgião poderá lhe indicar outro procedimento menos agressivo que resolva seu problema.

E não são só as mulheres que procuram as clinicas de cirurgias plásticas estéticas. Os homens são clientes assíduos dessas clinicas. As cirurgias mais procuradas pelos homens são as cirurgia de nariz, a rinoplastia e também a lipoaspiração. Os homens também se preocupam com a aparência e são muito vaidosos.

Entre as mulheres a cirurgia mais popular ultimamente são as mamografias para colocação de próteses de silicone. Esses procedimentos são realizados através de cirurgia e com utilização de anestesia, o tempo de internação é pequeno, porém são necessários cuidados posteriores para evitar complicações.

As cirurgias plásticas estéticas hoje são muito mais seguras e eficazes, com técnicas e tecnologias avançadíssimas, as cicatrizes são na maioria das vezes invisíveis, porém é sempre estar atento que de qualquer forma é um procedimento cirúrgico que precisa de cuidados. Quanto a questão financeira, muitas clinicas financiam as cirurgias plásticas e tem planos especiais para o pagamento desses procedimentos estéticos.

As pessoas para serem felizes precisam estar de bem consigo mesmo, precisam se amar, e a cirurgia plástica ajuda muita gente a ser feliz. Não traz felicidade por si só, mas a auto-aceitação é fundamental para o bem estar do ser humano.