Lipoaspiracao

A lipoaspiração é uma operação cirúrgica estética muito difundida no Brasil, também conhecida como liposucção ou lipoescultura.

Indicada para pessoas que estão um pouco acima do peso ideal, a lipoaspiração é utilizada geralmente para retirar gorduras localizadas de áreas específicas do corpo – queixo (“papo”), mamas, abdômen, flancos (“pneus”), cintura, costas, nádegas, coxa e joelho. A lipoaspiração é realizada através de uma incisão milimétrica, por onde é feita a aspiração da gordura indesejada, utilizando uma cânula (um tubo) e um aspirador (um dispositivo de sucção).

A lipoaspiração, apesar de muito popular não é indicada para todas as pessoas, e não substitui dietas, apenas promove a remoção das gorduras localizadas que não respondem aos tratamentos de emagrecimento comuns. Ideal para pessoas que estão com o peso adequado e apesar disso apresentam acumulo de gordura em determinada parte do corpo. No corpo feminino, o depósito de gordura ocorre principalmente nas nádegas e culotes, enquanto que, em organismo masculino, o depósito ocorre em maior quantidade no abdomem e na cintura.

A cirurgia de lipoaspiração dura em média 2 horas, e o paciente deve permanecer em observação por até 24 horas. Nos primeiros dias deve-se observar repouso absoluto. Os pontos são retirados após dez dias da operação, mas as atividades normais somente podem ser retomadas após duas semanas. Pode ocorrer que o paciente apresente fraqueza e anemia após a lipoaspiração o que reforça a importância de uma alimentação mais natural. É indicada a utilização de fisioterapia, massagens e drenagem linfática após a lipoaspiração para que se obtenha melhores resultados.

Apesar de simples e popular a lipoaspiração é uma cirurgia e requer os cuidados de uma cirurgia, desde a escolha de profissionais experientes e credenciados até os cuidados pós operatórios, só assim a lipoaspiração vai ter o resultado esperado.